segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jorge Aragão


O músico e compositor Jorge Aragão possui canções nos repertórios de quase todos os grandes intérpretes de samba, dentre eles, Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila. Não é a toa que é considerado “o poeta do samba”.

A carreira de sambista teve início na década de 70, em bailes e casas noturnas. Jorge Aragão criou com Jotabê, em 1967, “Malandro”, que se popularizou em 1977, quando gravou a canção com Elza Soares. Foi o começo da carreira de compositor.

A partir de sua convivência com as rodas de samba de Cacique de Ramos, bloco carnavalesco carioca, chegou ao primeiro disco, integrando o Fundo de Quintal. Ele participou apenas do inovador Samba é no Fundo do Quintal Vol.1 e retornou a sua atividade de autor, dedicando-se a músicas, arranjos e letras.

O primeiro disco solo veio em 1982, pela Ariola. Representante do samba de raiz, Jorge Aragão foi um dos responsáveis pelo resgate do gênero no fim da década de 1990, ao lado de Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.

Entre seus sucessos estão "Coisinha do Pai" (com Almir Guineto e Luiz Carlos); "Coisa de Pele", "Vou Festejar", "Alvará", "Terceira Pessoa", "Amigos... Amantes", "Do Fundo do Nosso Quintal" e "Enredo do Meu Samba". É de sua autoria o jingle "Globeleza", exibido em vários carnavais pela Globo.

Atualmente, além do extraordinário repertório, dos shows apresentados no Brasil inteiro, e no Exterior, Jorge Aragão ainda se mantém com o mesmo entusiasmo, a mesma determinação e responsabilidade pela qualidade, pureza, honestidade e sentimento de sua música.

Nenhum comentário: